17 novembro 2008

Depressão Natalícia...


É assim mesmo...

Não há nada que possa fazer. Não controlo!!!

É o mesmo todos os anos... Finais de Outubro, inícios de Novembro... As decorações de Natal começam a chegar às lojas.

Nos supermercados somos invadidos por pinheiros artificiais de todas as cores e feitios, as lojas começam a estar abertas durante todo o fim-de-semana e nos shoppings começa a azáfama familiar de busca e compra de presentes para toda a família e amigos e conhecidos...

Sim porque esta é, afinal, meramente uma época de consumo... Em que somos julgados pelas aparências, pelo poder de compra em dar esta ou aquela prenda melhor ou pior...


Nunca fui muito adepta do Natal...
Principalmente desde que cresci um pouco e esta data passou a representar, para mim, a dura escolha e gestão de passar a consoada com um e o almoço com o outro dos meus progenitores... Filha única ainda por cima.. muito difícil de "sobreviver"...

Nos últimos anos, convenci-me que é a festa da família... Que é uma noite em que passo mais umas horas com aquelas pessoas que tanto amo e com as quais não convivo tanto quanto gostaria...
A chegada dos sobrinhos ajudou a alegrar o espírito e, sim, o Natal é das crianças...

Delicio-me com as brincadeiras antes do jantar, com a excitação e a ansiedade...
Com a euforia de rasgar os papéis para descobrir os brinquedos, que são mais que muitos naqueles olhinhos cheios de brilho...

Sim... aprendi a gostar um pouco mais desta época... A dar um pouco de mim, umas emoções um tanto mais positivas...

Mas os sentimentos, às vezes, são incontroláveis...

Racionalmente estou feliz com a chegada de mais uma época festiva, familiar...

Mas cá dentro, bem cá dentro, sinto novamente aquele aperto... aquela angústia, velha conhecida, que me lança para a inactividade...
Quase como se, com a chegada do fim do ano... algo em mim se preparasse, também, para morrer, silenciosamente...

Para então, após a Passagem do Ano, renascer cheia de vitalidade, energia e resoluções para enfrentar mais um ano civil...

Aguardo por 2009, silenciando o choro interior, em mim contido, trazido nas bolinhas de Natal...

Sem comentários: